Esposende vai condecorar Paulo Gonçalves no dia do Município

AvatarRedação , 13 de agosto, 2020

E24 Paulo Goncalves 1

Paulo Gonçalves, falecido este ano no Dakar (ver aqui) vai receber a mais alta distinção do Município de Esposende - a Medalha de Honra -  a título póstumo no Dia da Cidade e do Município de Esposende a 19 de agosto.

Na Sessão Solene comemorativa, serão também agraciados com a Medalha de Mérito Municipal os cidadãos Eugénio Campos Ferreira e o sargento-mor João Carlos Garção, e, com a Medalha de Mérito, o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães, o Rancho Folclórico de Fonte Boa e a ACICE, bem como os cinco funcionários municipais, por completaram 25 anos de serviço efetivo. As distinções municipais foram aprovadas hoje, por unanimidade, em reunião do executivo, realizada hoje.

QUEM SÃO?

A distinção ao piloto Paulo Gonçalves, que perdeu a vida, com 40 anos, de forma trágica, após uma queda, na 42.ª edição do Rali Dakar de todo-o-terreno, na Arábia Saudita, prova em que se encontrava a participar pela 13.ª vez, é sustentada “pela sua determinação, pelo seu espírito de ajuda e de firmeza de caráter, pelo seu altruísmo e dedicação, pelo relevante contributo para o desenvolvimento desportivo e pelo que essa ação representa para o engrandecimento e prestígio do concelho de Esposende”.

Natural de Esposende, Eugénio Campos Ferreira, Professor catedrático da Escola de Engenharia da Universidade do Minho e atual Vice-reitor com as áreas de Investigação e Inovação, será agraciado “pela sua determinação, pelo seu elevado sentido de compromisso com o serviço, pelo seu interesse pelo aprofundamento do saber, pela sua capacidade de entrega aos desafios profissionais que lhe são apresentados”.

O Sargento-Mor CM João Carlos Garção, que, entre 14 de dezembro de 2016 e 3 de janeiro de 2020, foi Adjunto do Capitão do Porto de Viana do Castelo na Delegação Marítima de Esposende, será agraciado pela “pela sua determinação, pelo seu espírito de ajuda e de firmeza de caráter, pelo seu altruísmo e dedicação”. 

Também com a Medalha de Mérito Municipal será distinguida a ACICE - Associação Comercial e Industrial do Concelho de Esposende, que completou 25 anos de atividade em novembro passado e que conta atualmente com mais de 750 associados. 

Com 25 anos de atividade, o Grupo Associativo de Divulgação Tradicional de Forjães e o Rancho Folclórico de Fonte Boa serão distinguidos com a Medalha de Mérito Cultural, devido ao inestimável papel de salvaguarda das tradições, dos usos e dos costumes do passado das comunidades locais e pelo seu contributo para a promoção do concelho, não só a nível regional, como nacional e mesmo internacional.

Estas distinções serão entregues na Sessão Solene do Dia da Cidade e do Município, que decorrerá no dia 19 de agosto, pelas 11h00, no Auditório Municipal, na qual serão também agraciados os colaboradores municipais Ivone Magalhães, Marcelo Fernandes, José António Queirós, Luís Eiras e Cândida Faria.

 


Também pode gostar