Viana: Câmara aprova continuidade do projeto "Saúde mais Próxima" da CVP

AvatarRedação , 11 de janeiro, 2022

saude mais proxima

A Câmara de Viana do Castelo aprovou, também por unanimidade, a renovação do protocolo com o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa para garantir, em 2022, a continuidade do projeto “Saúde mais Próxima”, num investimento mensal de cinco mil euros.

Segundo dados avançados pelo vereador com o pelouro da Promoção da Saúde, a unidade móvel que integra o projeto "Saúde mais Próxima", percorreu, no último ano, 25 das 27 freguesias do concelho e atendeu 992 munícipes, num total de 2.202 atendimentos.

A iniciativa, realizada em parceria com o Centro Humanitário do Alto Minho da Cruz Vermelha Portuguesa, "pretende promover a equidade na saúde e reforçar a rede de cuidados de saúde de proximidade no concelho, beneficiando a população e as freguesias com maiores limitações físicas e geográficas no acesso aos serviços de saúde".

Além de prestar diversos cuidados de saúde, a Unidade Móvel de Saúde (UMS) "pode, quando necessário, promover a realização de testes rápidos no âmbito da pandemia de covid-19".

A aquisição daquela unidade representou, por parte da autarquia, um investimento de 15 mil euros, sendo que o apoio para a constituição de uma equipa multidisciplinar implica um investimento mensal de cinco mil euros.


Também pode gostar