35 casos ativos em Esposende e edil pede uso da máscara

AvatarNuno Cerqueira, 26 de setembro, 2020

Benjamim masc 1

O concelho de Esposende regista atualmente 35 casos ativos de covid-19, uma situação que significa uma aumento de caso no concelho foz do Cávado que desde que começou a pandemia regista 125 pessoas infetadas com covid-19, dos quais resultaram num óbito.

Ora, manifestando preocupação com o aumento de casos ativos, o presidente da Câmara de Esposende juntou voz aos autarcas do Minho, no caso de Braga, Guimarães e Viana do Castelo, recomendando o uso de máscara em espaços público como forma de evitar a propagação do vírus.

«No pico do foco de infeção, a população de Esposende destacou-se pela ação responsável, facto que permitiu manter o controlo da situação. Agora que voltamos a assistir ao aumento do número de casos, apelo aos esposendenses para que continuem a ser verdadeiros agentes de saúde pública. Por isso, aconselho ao uso da máscara no espaço público», apelou o autarca.

Benjamim Pereira da nota que Esposende «é um local seguro» e que tem respondido à situação epidemiológica provocada pela covid-19 de forma exemplar.

A mensagem do edil destina-se a toda a população, mas com destaque para os mais jovens, atendendo que os últimos casos têm incidido nas faixas etárias mais baixas.

«Têm sido reportadas situações de aglomerados de jovens, nomeadamente nas imediações de escolas, sem que estejam protegidos pela máscara. Sabemos que as informações que circulam são contraditórias, em torno do uso de máscara, mas, até melhor sustentação científica, é aconselhado o uso como medida de proteção. A transmissão comunitária já não permite identificar a origem de todas as cadeias de contágio e isso exige um reforço das medidas de proteção individuais. Aconselhamos e recomendamos que se use máscara no espaço público. Os números mais recentes revelam uma ligeira subida dos casos de covid-19 na região e temos de adotar comportamentos defensivos», reforçou Benjamim Pereira.


Também pode gostar