Barcelos: Barcelenses voltam a ter centro de vacinação

AvatarRedação , 4 de novembro, 2021

vacinacao 1

O concelho de Barcelos vai voltar a ter um Centro de Vacinação contra a Covid-19, depois de em finais do mês de setembro ter encerrado o centro que estava situada no La Salle.

A proposta do novo espaço foi validada pelo ACES Cávado III Barcelos/Esposende e ARS Norte.

O equipamento deverá estar apto a receber os utentes dentro de 15 dias. O ACES Cávado III Barcelos/Esposende realizou todas as diligências depois de ter sido informado da indisponibilidade de este continuar no La Salle.

Surgiram várias opções, mas nenhum cumpria os requisitos.

O processo ficou suspenso, após a passagem de testemunho na Câmara de Barcelos, mas mal o novo edil tomou posse, o processo ganhou nova força com vista a uma resolução rápida.

Assim, a 19 de outubro, um dia depois de ter entrado em funções, os serviços municipais identificaram um conjunto de possibilidades e apresentaram uma proposta de solução à ARS Norte, através do ACES Cávado III Esposende / Barcelos.

O edifício escolhido é pertença da Santa Casa da Misericórdia - onde funcionam a creche e o infantário Rainha Santa Isabel - sito na Rua Rosa Ramalho, no centro da cidade.

«Após visita ao local - dia 20 de outubro - as autoridades de saúde validaram a proposta da Câmara Municipal, tendo apresentado na passada terça-feira - dia 2 de novembro - o caderno de encargos com a menção da necessidade dos seguintes trabalhos: adaptação das infraestruturas de eletricidade; informática; ventilação e climatização, águas e saneamento e serviço de segurança. Irão também ser feitos trabalhos de transformação dos revestimentos de pavimentos e paredes por outros que garantam a assepsia necessária a este tipo de utilização. Vai também ser acautelado estacionamento para utentes de mobilidade reduzida», confirma a autarquia.

Além destas obras, vão ser instalados 15 postos de informática, bancadas, mesas, cadeiras, micro-ondas, frigorífico e cacifos.

«Se tudo decorrer com normalidade, o Centro de Vacinação abrirá no espaço temporal de 15 dias», confirma a Câmara de Barcelos


Também pode gostar