Barcelos: Há sete prazeres prontos a desfazerem-se na boca

AvatarRedação , 9 de março, 2022

Imagem 1 6 v2

Está de volta às mesas da restauração de Barcelos o programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, um evento promovido pelo Município de Barcelos em parceria com os restaurantes do concelho.

A iniciativa é uma prova ao “pecado da gula” já que incluem o que de melhor tem a gastronomia de Barcelos, envolvendo, além do Município o setor da restauração e da hotelaria, bem como o setor dos produtos vinícolas, e tem associado um conjunto de atividades paralelas que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.

No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, vereadora do pelouro do Turismo, realçou a importância das tradições culturais ligadas ao valor do produto gastronomia e vinho para o turismo da região e do país.

“É uma excelente oportunidade para os operadores da restauração angariarem mais clientes, potenciarem o seu negócio e fazerem face à época baixa. Além de constituir-se como fator de desenvolvimento da economia local, em especial da hotelaria e do turismo, os sete prazeres da gastronomia permitem dar a conhecer um povo que preserva a sua herança gastronómica e cultural”, disse.

Evento decorre ao longo de todo o ano

Os “7 prazeres da gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que decorre ao longo de todo o ano, tendo iniciado, em fevereiro, com a “Lampreia do Rio Cávado”.

Este fim de semana (11,12,13) segue-se o Galo à mesa e, no próximo, os restaurantes aderentes servem os Rojões e as Papas de Sarrabulho. Em junho, de 15 a 17, segue-se o Fim de Semana dos Petiscos, depois o Fim de Semana do Bacalhau, de 16 a 18 de setembro.

Na época do outono, mais concretamente de 7 a 9 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 4 a 6 de novembro. Finalmente, os “7 prazeres da gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce (3 e 4 de dezembro).

Para mais informações contacte o 253 811 882 ou turismo@cm-barcelos.pt.


Também pode gostar