Barcelos: Open IPCA voltou a encher campus

AvatarRedação , 11 de maio, 2022

img 1033 x 52066298493 o

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) abriu as suas portas a mais de mil estudantes do ensino secundário, nos dias 10 e 11 de maio.

Depois do evento ter decorrido durante dois anos em formato online, a adesão ao Open IPCA não poderia ter sido melhor. Os estudantes chegaram bem cedo ao Campus em Barcelos vindos de 4 distritos (Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Porto) e usufruíram de várias atividades que ilustraram a atividade do que cada escola do IPCA faz na área da gestão, hotelaria e turismo, tecnologia e design.

Acompanhados pelos seus professores, os participantes tiveram a oportunidade de ser recebidos pelos guias (estudantes do IPCA) que os guiaram na visita ao Campus.

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

Tiveram ainda a oportunidade de conhecer grupos académicos do IPCA que no final da visita os presenteou com uma atuação.

Gabriel Oliveira, da Escola D. Maria II gostou muito da visita e já conhecia o IPCA. “Eu já conhecia o IPCA porque a minha escola organizou uma mostra e foram lá apresentar o IPCA e gostei muito da informação que me deram, ainda por cima tem a área de Design que é a que quero seguir”. Cristiana Morim, da Escola Secundária Alcaides Faria, considera estes eventos de extrema importância “é bom porque ficamos a conhecer quer o Campus quer os estudantes do IPCA que nos esclareceram e passaram a experiência deles, e isso é uma boa ajuda para nós que estamos agora a decidir. Gostei também da proximidade entre estudantes e professores.”

Durante estes dois dias o IPCA promoveu e divulgou a sua oferta formativa, assim como as unidades serviços e apoios que os futuros estudantes posem esperar.

Filipa, estudante do IPCA, considera a experiência como guia bastante gratificadora. “É sempre bom ajudar os próximos. Eu não tive esta oportunidade quando tive que escolher para onde estudar. Até para nós como guias é bom porque ficamos a conhecer o que as outras escolas do IPCA fazem. Para o ano estarei cá outra vez como guia”.

Nas palavras da professora Cristiana Serejo, que este ano coordenou a Comissão da organização deste evento, salienta que “durante todo o ano fazemos ações de divulgação nas escolas secundárias e agora este é o momento das escolas virem até nós para conhecerem as nossas instalações, terem a oportunidade de perceber o ambiente que aqui se vive e as áreas das quais somos especialistas, experimentando atividades diversas”.

Entre as várias atrações e atividades, os participantes puderam pilotar um Drone, programar um Sphero numa pista todo-o-terreno e aprender eletrónica, pintar galos de barro e levar uma recordação do IPCA, realizar desafios que valorizam o planeamento e trabalho em equipa, visitar laboratórios e oficinas, experimentar técnica de stencil e ter workshops de culinária.

O IPCA é já uma referência no panorama do ensino superior público e é cada vez mais uma instituição procurada.


Também pode gostar