Barcelos: Sabe quantos quilos de lixo eletrónico recolheram os Bombeiros de Viatodos?

AvatarFilipe Oitavem, 10 de fevereiro, 2022

eletrao2 1

Cinco corporações do distrito de Braga, entre as quais a barcelense de Viatodos, recolheram um total de 66 toneladas de equipamentos eléctricos usados em 2021, naquela que foi a sexta edição do "Quartel Eletrão".

Lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados, tudo serviu para a minimização do impacto ambiental e para um reaproveitamento dos materiais que os constituem promovendo a economia circular.

A iniciativa, que tem o apoio da Liga dos Bombeiros Portugueses, recolheu no distrito de Braga um total de 64.605 quilos de equipamentos eléctricos usados, 1.427 quilos de lâmpadas e 432 quilos de pilhas.

 «Como contrapartida pelo seu esforço as associações recebem 75 euros por cada tonelada de resíduos recolhida. No distrito de Braga o valor total reunido ascendeu a 4.985 euros», confirma o promotor.

 Os Bombeiros Voluntários de Viatodos contribuíram com 502 quilos de lâmpadas, 23.350 quilos de equipamentos elétricos e 429 quilos de pilhas, num total de 24.256 quilos de lixo eletrónico usado, conseguindo assim uma verba de 1.819 euros.

A nível nacional, os bombeiros registaram um novo máximo histórico na recolha de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados em 2021, ultrapassando as 2.410 toneladas.

 «O ‘Quartel Electrão’ tem registado nos últimos anos uma evolução muito positiva que é elucidativa do envolvimento das associações humanitárias na causa da reciclagem. O valor de 2021 representa um aumento de 19 por cento face a 2020. Nesse ano, apesar da pandemia, os bombeiros já tinham atingido um recorde de 2.029 toneladas de equipamentos. Este entusiamo resulta também da crescente preocupação ambiental do cidadão anónimo que escolhe entregar as suas pilhas, lâmpadas e equipamentos eléctricos usados nos bombeiros locais, ajudando-os ao mesmo tempo a ganhar equipamentos de protecção individual, combustível e até viaturas», congratula-se o director-Geral do Electrão, Pedro Nazareth.

Marco de Canaveses ganhou veículo de combate a incêndios

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses, no distrito do Porto, recolheu o maior volume de equipamentos a nível nacional e ganhou, por isso, o primeiro prémio desta sexta edição do “Quartel Electrão”: um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros. A associação recolheu, ao longo de 2021, mais de 161 toneladas de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Como contrapartida por esse esforço recebeu ainda 12.088 euros em prémios, face às quantidades recolhidas, e canalizou a esse valor para a compra de equipamentos de protecção individual para vários operacionais da associação.

O segundo prémio foi atribuído à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lousada, também no distrito do Porto, que reuniu mais de 100 toneladas de equipamentos eléctricos usados. Recebeu cinco mil euros convertíveis em equipamentos de protecção individual, além dos 7.962 euros para a compra de equipamentos, que acumulou face às quantidades recolhidas.

No site www.ondereciclar.pt é possível saber qual é o quartel aderente mais próximo onde pode depositar lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Esta campanha do Electrão tem como objectivo envolver as associações humanitárias na causa da reciclagem de lâmpadas, pilhas e equipamentos eléctricos usados. Globalmente, desde 2011, esta iniciativa já permitiu a recolha de 9.331 toneladas de pilhas e equipamentos eléctricos usados.

 


Também pode gostar