Barcelos: Sapadores com resultados «positivos»

AvatarRedação , 24 de janeiro, 2022

sapadores florestais 1

O vereador da Proteção Civil da Câmara de Barcelos, António Ribeiro, visitou as equipas de Sapadores Florestais do concelho de Barcelos, da Associação Florestal do Cávado (AFC), ao abrigo do Protocolo celebrado entre o Município de Barcelos e a referida associação.

Acompanhado pelo presidente da AFC, Carlos Cação, o vereador aproveitou para visitar as duas equipas, uma na parte Norte do concelho (União de Freguesias de Quintiães e Aguiar) e outra na parte Sul (Monte de Airó) e confirmar os resultados positivos alcançados pela Equipa de Sapadores Florestais.

A visita realizou-se no âmbito da Prevenção e Defesa da Floresta Contra Incêndios, cumprindo as orientações do Plano de Defesa da Floresta que, em termos da prevenção estrutural, estão a ser executadas no terreno mosaicos de parcelas de gestão de combustíveis e faixas de gestão de combustíveis, nos grandes maciços florestais do Concelho, nas áreas florestais confinantes com a rede viária florestal e em locais estratégicos.

António Ribeiro agradeceu o trabalho dos sapadores salientando «a mais valia para a proteção do concelho, no impacto que a vossa intervenção tem ao longo do ano para a prevenção de fogos e para a valorização do território».

«A prevenção dos incêndios é responsabilidade de todos. É importante o apelo à população para sinalizar situações de incumprimento da limpeza de terrenos», destacou.

O presidente da AFC referiu que a parceria com o Município é positiva e que «estas visitas serão mais recorrentes».

A equipa de Sapadores Florestais de Barcelos, protocolada entre o Município de Barcelos e a AFC, igualmente suportada pelo ICNF, tem vindo ao longo dos últimos anos a efetuar várias ações de silvicultura preventiva no concelho, especialmente junto da rede viária, sendo que, durante os dias de chuva, realiza manutenção de caminhos florestais e durante o período crítico faz vigilância de incêndios florestais.


Também pode gostar