Barcelos: Um milhão para requalificar zona pedonal

AvatarRedação , 4 de fevereiro, 2022

barcelinhos 1

A Câmara de Barcelos vai investir um milhão de euros para requalificar zona pedonal entre a Ponte Medieval, largo Guilherme Gomes Fernandes, rua Custódio José Gomes Vilas Boas e rua Miguel Ângelo em Barcelinhos.

A empreitada tem o prazo de dez meses e já foram emitidos os pareceres da DRCN, CCDRN, APA e Águas de Barcelos.

«Tem como principais pontos os trabalhos de remoção e demolição do existente, a pavimentação pedonal, colocação de infraestruturas hidráulicas, rede pública de drenagem de águas pluviais, pavimentação rodoviária, contentores subterrâneos, infraestruturas elétricas e de comunicação, e mobiliário urbano», afirma a autarquia.

«O projeto tem como principal orientação as necessidades de fluidez dos diferentes tráfegos, pedonal e automóvel, e a liberdade de poder circular sem obstáculos e sem conflitos, encontrando formas de lidar com o cruzamento destes fluxos com a maior segurança, adequado às características e às condições específicas dos locais e das áreas.», acrescenta ainda a Câmara de Barcelos.

«Consagra uma abordagem de vários especialistas dos serviços do Município, garantindo um desenho urbano de qualidade que vai implicar modificações na forma de estar, para fazer face ao problema do estacionamento automóvel, um problema crescente nas cidades e principalmente naquelas que têm um centro histórico muito denso e complexo e de difícil escoamento dos diversos tráfegos citadinos. A mobilidade suave e a regeneração urbana devem focalizar-se na qualidade do espaço pedonal e esta ideia vai permitir melhorar o espaço urbano», acrescenta ainda a autarquia barcelense.


Também pode gostar