Barcelos: Unidos em vigília pela paz na Ucrânia

AvatarRedação , 8 de março, 2022

Creditos CA

Igreja, autarquia e organizações da sociedade civil mobilizaram centenas de pessoas para as vigílias pela paz na Ucrânia, que decorreram no passado fim de semana, em Barcelos.

A primeira manifestação de solidariedade com o povo ucraniano aconteceu na passada sexta-feira, quando dezenas de pessoas responderam ao apelo da Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz.

A iniciativa teve momentos de oração e foi presidida pelo Prior de Barcelos, Abílio Cardoso, membros da Comunidade Ucraniana e representantes da Autarquia de Barcelos, entre os quais o vereador da Ação Social, pelouro que está a coordenar o Plano de Ajuda ao povo e refugiados ucranianos.

Já no sábado, a concentração aconteceu junto à Igreja Matriz e contou com a presença do Padre ortodoxo Vasyl Bundzyak (presidente da UPE – Associação Centro Social e Cultural Luso-ucraniano). Os barcelenses compareceram em grande número, ostentando cartazes com as cores da Ucrânia e apelos à paz.
O momento de solidariedade contou com uma largada de balões simbolizando a esperança de que a guerra possa terminar rapidamente.

Plano Municipal de apoio aos refugiados da Ucrânia

Logo que eclodiu a guerra na Ucrânia, a Câmara de Barcelos criou um Plano Municipal de Apoio aos refugiados, antecipando algumas das respostas aos problemas e necessidades que se venham a colocar a quem chegue ao território barcelense.

Para a concretização desse plano, foi constituída uma equipa liderada pelo Pelouro da Ação Social, cuja missão é implementar e coordenar as operações.
O Plano contempla diversas vertentes, entre as quais a receção, o acolhimento e a integração de refugiados, efetuando a coordenação a nível municipal das disponibilidades comunicadas no sentido da concretização dos objetivos estabelecidos.

A intenção é procurar, entre outros, assegurar residência temporária, alimentação, serviços de saúde, emprego, educação, vestuário e medicamentos.
Além daqueles objetivos, o Município coordenará a receção das ajudas, quer sejam bens alimentares ou de outro tipo, a serem enviados às populações da Ucrânia, em articulação com os canais institucionais nacionais.

Estas fases serão implementadas em articulação com as inúmeras instituições barcelenses da rede social e particulares.

Armazém em Tamel S. Veríssimo para recolha de bens

Entretanto, no âmbito do Plano Municipal de Apoio aos Refugiados da Ucrânia, a autarquia de Barcelos providenciou um armazém de apoio à receção das ajudas/bens. O armazém está localizado na Zona Industrial de Tamel S. Veríssimo, Pavilhão 12, Setor 1 (Coordenadas de GPS: 41º33’09.40”N / 8º35’11.37”O). O pavilhão está aberto de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00; e aos sábados, das 9h00 às 13h00.


Também pode gostar