Barcelos: Vespas asiáticas já fogem do "SISTRAQ"

AvatarRedação , 18 de fevereiro, 2022

sistraq 1

Chama-se "SISTRAQ" e é o novo "brinquedo" da proteção civil de Barcelos de combate à "Vespa Velutina", conhecida como "asiática".

O “SISTRAQ” vai permitir operar com duas equipas em simultâneo e um apontador "FIRST STICK" para atingir ninhos em árvores de maior altura.

«Os equipamentos foram adquiridos pelo Município para dar uma resposta mais célere no combate e inativação dos ninhos, pois altera o método até agora utilizado, que era feito por incineração. Assim sendo, é feita a inoculação dos ninhos/vespeiros através da aplicação de um químico não repelente. O inseto, apesar de continuar a desenvolver a sua atividade frequentando normalmente o ninho, ao mesmo tempo está sendo contaminado. O ninho vespeiro passa a inativo ao fim de 4 a 5 dias», disse a autarquia em nota de imprensa.

O equipamento é um sistema de varas. De acordo com a altura da árvore que suporta o ninho, pode atingir até 22 metros de altura. A primeira vara tem agrupado um tubo capilar que irá perfurar o ninho vespeiro através do qual é injetado o químico que fará a inoculação do mesmo. Para tal, o dispositivo dispõe de um reservatório, instalação elétrica, um motor e uma bomba que farão a projeção do químico para dentro do ninho/vespeiro.

Apontador FIRST STICK, com a mesma denominação para utilização em ninhos/vespeiros suportados por árvores de grande altura onde a utilização das varas/canas, não seja possível. Utiliza esferas com o mesmo produto do processo anterior e é composto por garrafa de ar comprimido, baquete de limpeza, mira telescópica e mala de transporte.


Também pode gostar