Bombeiro da corporação de Fão testa positivo a Covid-19

AvatarNuno Cerqueira, 2 de abril, 2020

BV Fao E24 1

Um bombeiro da corporação dos Bombeiros Voluntários de Fão (BVF), do concelho de Esposende, acusou positivo a Covid-19. Segundo o comandante da corporação, João Morais, o elemento operacional voluntário «está a cumprir isolamento» e  terá tido contacto com bombeiros da corporação a 26 de março.

«Não se encontra de serviço desde o dia 15 de fevereiro. Esteve, contudo, em contacto com três operacionais no dia 26 de março. No dia 29 refere os primeiros sintomas, realizando teste para a infeção pelo Covid-19 no dia 1 de abril e hoje, infelizmente, revelou-se positivo», afirma João Morais, acreditando que «o contágio tenha ocorrido fora do corpo de bombeiros e não em serviço».

O comandante afirma ainda que os operacionais que estiveram em contacto direto com o caso positivo «estão a cumprir quarentena imediata com a duração e 14 dias e vigilância ativa pela autoridade de saúde».

«Foram tomadas todas as medidas que esta situação exige. Não deixará de ser assegurada a nossa resposta à comunidade», afirma ainda João Morais.

O comandante dos BVF aproveitou ainda para referir que desde o dia 23 de março está em vigor na corporação um plano de contingência que mantém, por exemplo, os bombeiros em funções alternadas, reduzindo ao máximo a presença de elementos no quartel.

«Foi iniciada uma vigilância de temperatura corporal duas vezes ao dia desde o dia 23 de março», deu como exemplo o comandante.

Recorde-se ainda que a Câmara de Esposende tem um plano que vai testar todos os bombeiros, CVP e IPSS´s do concelho (ver aqui).

 


Também pode gostar