Câmara de Esposende avança com novas medidas face ao COVID-19

AvatarRedação , 10 de março, 2020

IMG 3622

Depois de numa primeira ter minimizado a situação do novo coronavírus (ver aqui), a Câmara de Esposende lançou-se numa abordagem mais séria ao COVID-19 em publicação já perto das 19h30 de hoje.

Segundo foi possível observar na página de internet no Município, e tendo presente a dinâmica da evolução epidemiológica, a Câmara de Esposende constatou «um cenário complexo e eventualmente de rápida evolução da infeção».

«Situação que aconselha a que algumas medidas sejam implementadas atento o princípio da precaução, e sem prejuízo do princípio da proporcionalidade. Com efeito, a evidência aponta para uma maior efetividade de decisões assumidas na fase atual, e não em fase mais tardia, promovendo-se o condicionamento do contacto social, nomeadamente por via do encerramento de alguns equipamentos públicos e o cancelamento ou adiamento de eventos com grande concentração de pessoas, situação que não deve ser encarado com alarmismo, mas sim com a prudência e a responsabilidade que a todos se exige neste momento», destaca a autarquia liderada por Benjamim Pereira.

Desta forma a edilidade lançou um conjunto de restrições (ver aqui) que entram em vigor dia 11 e vão até ao dia 3 de abril, data em que se inicia a Semana Santa de Esposende (ver aqui).

Desta forma a autarquia decretou várias medidas que passam pela suspensão da atividade das Piscinas Municipais Foz do Cávado (Esposende) e Piscinas de Forjães, de todas as atividades e eventos promovidos pelo Município de Esposende, ou promovidos em articulação com outras entidades, designadamente Juntas de Freguesia, empresas municipais, IPSS e associações, assim como a suspensão de todas as atividades desenvolvidas em espaço público municipal e em equipamentos municipais, nomeadamente no Auditório Municipal, Centro de Informação Turística, Fórum Rodrigues Sampaio, Auditório da Biblioteca Municipal e Sala Polivalente da Casa da Juventude.

«Também está condicionado do acesso ao Mercado Municipal a um número restrito de pessoas, em simultâneo, bem como à feira quinzenal de Esposende, promovendo-se ações de sensibilização visando a segurança das pessoas», acrescenta ainda o Município.

No desporto a Câmara de Esposende suspendeu a atividade nos equipamentos desportivos municipais, mas faz várias exceções. 

«Treinos e competições oficiais para equipas e atletas federados, mediante indicação das respetivas associações ou federações, bem como as atividades curriculares habituais. Nos treinos e competições está interdita a assistência de público», sublinha a autarquia.

Recorde-se que ao fim da manhã de hoje Forum Esposendense havia suspendido (ver aqui) as visitas ao Museu Marítimo de Esposende até ao dia 23 de março.


Também pode gostar