Casos em Barcelos de Covid-19 sobem para 33

AvatarRedação , 27 de março, 2020

H Barcelos

O número de casos no concelho de Barcelos subiu para 33 na última atualização feita pelo ACES Cávado III Barcelos / Esposende ao início da noite.

Segundo apurou este jornal, os casos não são graves e maioria das pessoas infetadas está em casa.

Desta forma o concelho barcelense passa a ter mais 13 infetados registados do que a última atualização da DGS feita às 11h00.

Entretanto o Município de Barcelos ativou o Plano de Emergência na sequência da aprovação, no dia 25 de março com validação pela tutela a 26 de março, do Plano Distrital de Emergência de Proteção Civil (ver aqui), numa altura em que o distrito está sob alerta amarelo devido à pandemia do novo Coronavírus Covid-19.

Na reunião, realizada por vídeo-conferência, o presidente da Proteção Civil, também edil de Barcelos, fez um ponto da situação sobre as medidas do Município quanto à contenção e mitigação da pandemia e da presente situação epidemiológica.

«Para além dos mecanismos de proteção civil nacionais e regionais, com a ativação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, o Município de Barcelos fica apto a utilizar os instrumentos previstos no seu próprio Plano de Emergência nas situações e nas necessidades que a pandemia possa vir a apresentar. Entre eles está a possibilidade do Município recorrer a entidades privadas para satisfazer qualquer necessidade que a todo o momento a situação de pandemia exija», lê-se na nota de imprensa da autarquia.

 Já em declarações a este jornal, Miguel Costa Gomes referiu que na próxima segunda-feira vai ser realizada uma conferência que pretende explicar e agilizar o funcionamento do gabinete criada no município específico para a pandemia Covid-19, estando incluindo previsto um boletim diária com informações corretas sobre o evoluir da situação no concelho.

Uma das medidas passa criar um linha telefónica de apoios aos munícipes barcelenses.


Também pode gostar