Covid: Esposende espalha espaços "âncora" pelo concelho

AvatarRedação , 17 de abril, 2020

espaco ancora1

A Câmara de Esposende já tem definido os "espaços âncora" no concelho e que estão ao serviço do isolamento social pessoas que não o podem fazer nas residências onde habitam.

Ao que apurou este jornal pelo menos cinco espaços foram criados em zonas como pavilhões desportivos, como casos de Fão e Marinhas.

Dar suporte às Zonas de Concentração e Alojamento das Populações (ZCAP) é o princípio destes espaços.

Ainda que em regime transitório e excecional, os "espaços âncora" vão «assegurar o bem-estar físico e mental dos residentes, garantindo cuidados pessoais e de saúde, atividades de desenvolvimento pessoal, nutrição e alimentação, bem como higiene, segurança e limpeza».

«Este projeto que nasce em tempos de pandemia, onde o ato de abrandar e não sair para longe é um bem necessário, tem por base a âncora, símbolo tão característico e associado às nossas gentes, que representa firmeza, força e tranquilidade», explica o presidente da Camara, Benjamim Pereira, acreditando que estes espaços trazem «a esperança de ultrapassar a ‘tempestade’, com os menores riscos possíveis e com toda a ‘tripulação’ a bordo”».


Também pode gostar