c/vídeo: Caminhos de terra em Barcelos? Esqueça isso pois a Câmara tem plano de 10ME para os eliminar

AvatarRedação , 3 de junho, 2022

IMG 20220602 180231

A Câmara de Barcelos está apostada em eliminar os caminhos de terra no concelho e apresentou programa "Novos Caminhos", um investimento de 10 milhões e que vai dotar esses caminhos de melhores pisos.

 

Segundo Mário Constantino, “o programa Novos Caminhos é um projeto estratégico de desenvolvimento do concelho".

"Assente na coesão territorial e na melhoria das condições de vida quotidiano das populações”, disse o autarca, considerando que “quase já no final do primeiro quartel do século XXI, é inaceitável que as pessoas tenham de percorrer, seja a pé, seja de automóvel, caminhos em terra batida, ora repletos de pó, ora cheios de lama e esburacados devido às chuvadas”.

Mário Constantino sublinha a ambição e a importância deste programa, entendendo que com a sua execução “se abrirá um novo ciclo de melhores horizontes para a população abrangida e para o desenvolvimento e coesão territorial do nosso concelho".

"Agora há que meter mãos à obra e concretizar este grande projeto”, desafia o Presidente.

Novos Caminhos

A execução do programa de erradicação dos caminhos de terra batida vai ser feita obedecendo a três grandes prioridades: a primeira prioridade é eliminar todos os caminhos de terra batida que sirvam habitações; a segunda prioridade é acabar com os caminhos de terra que servem unidades industriais e comerciais; e a terceira prioridade é erradicar os caminhos em terra que estabelecem ligações entre freguesias. Estas são prioridades bem hierarquizadas, o que não significa que, em alguns casos, coincidam e se sobreponham!

Financiamento e Prazos

O prazo de concretização do Programa é de quatro anos. É o tempo estimado para eliminar os caminhos em terra que ainda existem em 44 freguesias do concelho. Ao todo, será executada obra em 90 km de caminhos, a que correspondem a 450 mil metros quadrados de novos pavimentos. O investimento para financiar a execução das pavimentações está estimado em 10 milhões de euros. A execução do Programa “Novos Caminhos” será feita em estreita colaboração com as Juntas de Freguesia, e as obras serão concretizadas através de adendas aos Contratos Interadministrativos e também por administração direta do Município.

Novos Caminhos em Números

Investimento – 10 milhões de euros
Prazo de execução – 4 anos
Freguesias abrangidas – 44
Pavimentações – 90 km
Acesso a 950 casas, 50 industrias e 30 serviços

 


Também pode gostar