A reportagem transmitida ontem pela SIC (ver aqui) está a levar o país a criar "caixas solidárias". Depois de Lisboa e Braga (ver aqui), também Barcelos tem uma.
Márcia Ferreira, habitante de Barcelos, não ficou indiferente e avançou também para uma caixa solidária na freguesia de Vila Frescaínha de São Martinho na rua Doutor Augusto Monteiro.
«Tendo em conta o momento que vivemos e o facto de muitas pessoas estarem a atravessar diversas dificuldades - ou porque estão desempregadas, ou porque acabaram de ser despedidos, ou porque sofreram um revés no salário, etc - achamos por bem criar uma “Caixa Solidária “. Esta foi criada para ajudar pessoas/famílias mais necessitadas que neste momento pouco ou nada têm para “ por na mesa”, ou seja, consiste em deixar alimentos e bens de primeira necessidade para que conscientemente as pessoas que mais precisam possam de lá retirar o que mais necessitarem. A ideia é que a “ nossa comunidade “, consoante possa, abasteça a Caixa de forma a podermos minimizar as dificuldades daqueles que mais precisam», refere Márcia Ferreira.
Já Nuno Botelho, que teve a ideia enquanto tomava banho, espera que todo o país se encha de “caixas solidárias”.
«Acho que deviam fazer isto em mais sítios. E, se todos fossemos lá colocar, quem precisasse ia lá tirar e todos nos ajudávamos. É um gesto bonito e que mostra que há pessoas com um coração grande», apontou.