A associação Rio Neiva, Associação de Defesa do Ambiente, candidatou-se a um projeto de remoção de espécies invasoras e reflorestação de 4000 pés de árvore nativas. O concurso chama-se "Green Hour - Engagement for a Wild Natural Park, Portugal" e será decidido através de votação. A Rio Neiva apela ao contributo da população, pois só as três candidaturas mais votadas irão ter apoio financeiro da EOCA (European Outdoor Conservation Association).
Esta ação tem como principal objetivo a remoção de várias espécies invasoras que prejudicam o ecossistema existente, assim como a plantação de aproximadamente 4000 espécies nativas, mais concretamente, carvalhos, pinheiros e amieiros ao longo de 60 hectares na envolvente da foz do Rio Neiva.
Caso consigam vencer esta iniciativa, a mesma terá a duração de dois anos, assim como 2800 horas de conservação com toda a comunidade local que queira ajudar nesta causa.
Caso queira contribuir, é necessário o voto que é feito no website da EOCA, numa votação que está disponível até ao dia 29 deste mês.