Esposende: Centro de vacinação passa para Belinho e vai ocupar antigo pólo de saúde

AvatarFrancisco Xavier, 29 de março, 2022

Belinho Saude

As antigas instalações do pólo da unidade de saúde USF Farol em Belinho vai passar a albergar o centro de vacinação de Esposende. O espaço vai mesmo sofrer algumas adaptações para ali ser acomodado o centro de vacinação.

Depois do encerramento deste pólo de saúde por falta de condições, sendo mesmo classificado pelos técnicos da câmara como "pouco digno" para utentes e profissionais da saúde, o Município de Esposende prepara-se para ali instalar o centro de vacinação, que atualmente está situado na Zona Industrial de Bouro em Gandra num pavilhão alugado pela autarquia liderada por Benjamim Pereira.

Aliás, a Câmara de Esposende vai receber em breve a transferência de competência na área da saúde e poderá mesmo avançar para a reformulação dos espaços físicos disponíveis no concelho para a saúde.

Segundo apurou este jornal, não está de fora de hipótese a criação de um novo centro de saúde na zona da Estação de Camionagem, para servir todo o norte do concelho, assim como o reforço da atual unidade de saúde de Fão, descontinuando a unidade de Apúlia que, caso continue em funcionamento, terá que sofrer obras de forma a requalificar todo espaço.

A principal barreira a este processo não está nas entidades competentes da saúde, como a ARS Norte, mas sim nos bairrismos culturais entre lugares que não querem perder as valências à porta de casa. 

 


Também pode gostar