Esposende: Estórias da foz do Neiva contadas através de uma exposição

AvatarPedro Gomes , 30 de dezembro, 2022

Foto1 Estorias

Junto à ponte pedonal na foz do Neiva, está patente uma exposição fotográfica exterior no âmbito do projeto “Estórias de ambos os lados: a construção de uma visão e narrativa coletiva sobre a foz do Rio Neiva”. A iniciativa foi promovida pela Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, em parceria com os Municípios de Esposende e Viana do Castelo.

A mostra decorre dos registos colhidos por 68 alunos de escolas de ambos os lados, nomeadamente as turmas do 9.º B da EB António Rodrigues Sampaio, do 9.º B da EB Forjães, do 7.º A e 7.º C da EB Foz do Neiva.

Da recolha desenvolvida pelos alunos resultou, ainda, um documentário vídeo que regista as estórias individuais de vários intervenientes no processo e um livro narrativo e fotográfico que regista também as estórias individuais e as principais observações e conclusões. Ambos podem ser visualizados no website do projeto, em www.rioneiva.com/estorias. Este projeto pretende promover uma maior interação da comunidade local com as áreas protegidas, na zona da foz do Rio Neiva, olhando para o seu património natural, cultural e social.

Pretende-se mobilizar a comunidade que habita em cada lado do rio, na sua foz, reconhecendo a importância de olhar para além desta linha, para que, em conjunto, seja possível valorizar e proteger este território.

Ao longo de quatro meses -de setembro a dezembro de 2021-, foram identificadas e recolhidas estórias individuais e coletivas, desafiando os participantes a contribuir para a construção de uma visão e narrativa comum deste território.

Duas dezenas de habitantes locais abriram as portas e contaram as suas experiências e perspetivas, no que foi sempre um diálogo enriquecedor, devido à sua disponibilidade e simpatia que permitiu conhecer um pouco melhor a vivência passada e presente neste território, além de projetar ideias para o futuro da foz do rio Neiva


Também pode gostar