Esposende: ICNF dá "luz verde" e dragagem pode já começar na quarta-feira

AvatarPedro Gomes , 22 de janeiro, 2022

barra esposende assoreamento 7

O deputado e líder da Federação Socialista de Braga, Joaquim Barreto, anunciou em comício que a dragagem do rio Cávado e respetivas marinas, dos pescadores e turística, estava para breve.

Ora, este jornal tentou perceber, junto de fonte próxima do processo quando iria começar as tão desejadas dragagens em Esposende, anunciadas pelo Governo ainda no ano passado, e que alimentam o desespero dos pescadores que se vêm, por vezes, impedidos de ir ao mar ou a arriscar a vida.

Com a adjudicação feita há muito, o processo esbarrou no ICNF, como avançou o E24, que não permitia dragagens antes de maio.

No entanto, e face aos graves problemas do rio e marinas, onde o assoreamento é extremo, o ICNF acabou por abrir uma regime de exceção, levando a que tudo aponte para que na próxima quarta-feira a draga chegue a Esposende.

«Os deputados do PS, em face da situação grave de assoreamento do rio e da Barra, pediram que a título excecional houvesse uma autorização das autoridades ambientais que permitisse a entrada da draga o mais brevemente possível, pois está em causa a segurança dos pescadores e das embarcações que demandem Esposende», confirmou o grupo parlamentar dos socialistas.

 


Também pode gostar