Esposende mantém a quatro praias "bandeira azul" e Braga ganha mais uma

AvatarRedação , 28 de abril, 2022

praia marinhas 1

A Câmara de Braga rejubilou com a atribuição da "bandeira azul" à praia de Ponte do Bico, subindo para duas as praias com este galardão da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). No distrito de Braga, Esposende mantém quatro, assim como Fafe que mantém a da Queimadela. A cerimónia que marca simbolicamente no país o hastear da bandeira está marcado para Braga na praia de Adaúfe.

O concelho de Esposende continua a manter as habituais praias "azuis": Cepães e Suave Mar nas Marinhas, Ofir em Fão e Apúlia. Desta forma o distrito de Braga ganha mais uma praia, passando apresentar sete praias com bandeira azul, quatro marítimas e três fluviais.


Já o distrito de Viana do Castelo apresenta um total de 15 praias com bandeira azul, uma das quais fluviais no concelho de Caminha. Aliás, este distrito recupera mais uma praia, a de Ínsua (Afife) no concelho de Viana do Castelo, que apresenta agora um total de dez praias bandeira azul.

Em Viana do Castelo as praias contempladas com o galardão da ABAE são Arda (Mariana), Afife, Paçô, Carreço, Praia Norte, Cabedelo, Amorosa, Luziamar, Insua (Afife) e Castelo de Neiva. Já em Caminha as cinco bandeiras vão para Praia da Foz do Minho, Praia de Moledo, Praia de Vila Praia de Âncora e Praia do Forte do Cão, assim como a praia fluvial das Azenhas, em Vilar de Mouros.

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente a praias fluviais e costeiras que se candidatem ao galardão e que cumpram um conjunto de critérios. Os Critérios do Programa Bandeira Azul para praias estão divididos em quatro grupos: Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água, Gestão Ambiental e Equipamentos, Segurança e Serviços.

Portugal conta este ano com 431 praias, marinas e embarcações galardoadas com Bandeira Azul, mais 32 do que em 2021, com um aumento de praias fluviais distinguidas com o galardão.


Também pode gostar