Esposende: Padre Franquelim cede biblioteca pessoal ao município

AvatarRedação , 26 de fevereiro, 2022

franquelim

O historiador e investigador de Esposende Franquelim Neiva Soares cedeu gratuitamente àquele município a sua biblioteca pessoal, composta por mais de 25 mil exemplares, foi hoje anunciado.

Em comunicado, o município refere que o acervo inclui mapas, quadros, obras de arte, algumas das quais em marfim, coleções, bem como o Códice da Confraria de Nossa Senhora da Pérsia.

A intenção de doar ao município este acervo foi expressa, através de testamento, em 2012, tendo na terça-feira sido assinado o contrato de comodato para a cedência.

O objetivo é que o acervo fique de imediato disponível para acesso e consulta dos munícipes, para o que foi criado um espaço próprio na Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura, num investimento de 156 mil euros.

A Câmara compromete-se a guardar e a conservar o acervo, assegurando a sua ordenação e catalogação, no local preparado para o efeito, ao qual será dado o nome de Franquelim Neiva Soares.

Citado no comunicado, o presidente da Câmara, Benjamim Pereira, salientou a importância daquela doação, face ao “vasto e inestimável” acervo do padre Franquelim Neiva Soares.

 


Também pode gostar