A Comissão Política Concelhia do PCP denúncia os poços a céu aberto existentes no concelho de Esposende, e que ainda matam pessoas.
Aliás, o mote da denúncia, pela voz de Manuel Carvoeiro, eleito na Assembleia Municipal, foi a morte recente de uma pessoa, vítima dos poços desprotegidos.
Em comunicado, a Comissão refere que o PCP, há mais de uma década, pela voz de Manuel Carvoeiro, enquanto eleito da Assembleia Municipal, abordou o problema, tendo apresentado uma recomendação ao Executivo Municipal para que efetuasse um levantamento dos poços existentes, designadamente nos campos abandonados e se adotassem as medidas necessárias e adequadas tendentes a evitar que tais poços continuassem a constituir situações de grande perigosidade.
O PCP acrescenta no comunicado que, na sequência das denúncias, foi procedida à sinalização de cerca de 400 poços a céu aberto sem qualquer vedação.
«No entanto, nada mais foi providenciado e o problema continua a existir. Infelizmente, os diferentes alertas para a resolução deste problema não trouxeram mais segurança para as pessoas. A identificação foi um bom início, mas não chega! O problema é grave enquanto coloca em causa a vida e a segurança de pessoas e animais», alertam os comunistas de Esposende, que prometem continuar as denúncias.
«Até quando continuaremos a ser abalados com notícias que nos deixam revoltados com a inércia das entidades competentes?», questionam.