Esposende: Peregrina sul africana atropelada na Ecovia

AvatarNuno Cerqueira, 5 de maio, 2022

WhatsApp Image 2022 05 05 at 11.34.03 1

Uma peregrina sul africana foi atropelada, hoje de manhã, numa ciclovia em Esposende. Autoridades alertam para os cuidados a ter na circulação em ecovia e ciclovias do concelho.

Segundo informações recolhidas junto do adjunto do comando dos Bombeiros Voluntários de Esposende (BVE), corporação que esteve no socorro da vítima, a situação ocorreu  junto à ciclovia, na avenida Engenheiro Eduardo Arantes de Oliveira, em Esposende, no lado sul da Marginal de Esposende onde a circulação é partilhada entre peões e veículos de mobilidade suave, como bicicletas, trotinetes e skate.

"Deslocamos para o local duas ambulâncias de socorro", indicou Júlio Melo, referindo que numa primeira intervenção o socorro foi feito por elementos da proteção civil municipal que passavam no local.

Para além da peregrina, com 69 anos de idade, o ciclista envolvido no atropelamento também ficou ferido.

"Após a chegada dos meios de socorro e feita a imobilização e estabilização das vítimas, estas foram transportadas para o Hospital de Barcelos com ferimentos considerados ligeiros», disse o adjunto de comando dos BVE.

GNR registou a ocorrência que teve alerta às 10h50.

De referir que nestas vias há cuidados a ter, pois existem diferenças entre uma ciclovia e uma ecovia, sendo que o reforço de sinalização é um factor a ter em conta em diversas ecopistas e ciclovias da região.

Quais a diferenças entre Ecopista e Ciclovia?

Uma ciclovia é um espaço destinado à circulação de pessoas utilizando bicicleta. Segundo a ONU, a bicicleta é o veículo mais rápido e prático para percursos até seis quilómetros de distância. Já uma Ecovia é uma infra-estrutura destinada à circulação a pé ou de bicicleta, e que tem como principal característica a ligação, tanto a nível local como regional, entre áreas de interesse ambiental.

 


Também pode gostar