Esposende: Sapadores Florestais aumentam as áreas de proteção da floresta

AvatarRedação , 26 de novembro, 2021

IMG 20211124 WA0012

A equipa de sapadores florestais de Esposende (eSF 07_112), protocolada entre o Município de Esposende e a Associação Florestal do Cávado, sendo igualmente suportada pelo ICNF, tem vindo ao longo dos últimos 11 anos a efetuar várias ações de silvicultura preventiva no concelho.

O ano de 2021 apresentou a melhor rentabilidade de trabalho da equipa, tendo sido o melhor ano de sempre, no que respeita ao número de hectares de limpeza anual efetuada.

«A criação da equipa surge da necessidade de aumentar as áreas de limpezas florestais, assegurando assim maior resiliência do território aos incêndios rurais, fruto do gradual abandono que a floresta tem vindo a ter», refere a autarquia em nota de imprensa.

Segundo ainda o mesmo comunicado, a equipa de sapadores efetua limpezas florestais durante todo o ano, «especialmente junto da rede viária, sendo que durante os dias de chuva, realiza manutenção de caminhos florestais e durante o período crítico, mediante determinado nível de alerta, faz vigilância de incêndios florestais, podendo participar em ações de primeira intervenção, apoio ao combate e rescaldo de incêndio».

Fruto desse reconhecimento o presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, juntamente com o Vereador do Pelouro da Floresta, Guilherme Emílio efetuaram o acompanhamento dos trabalhos no terreno, confirmando os resultados positivos alcançados. Igualmente presente, a Associação Florestal do Cávado destacou a parceria positiva que tem vindo a ser estabelecida com a autarquia.

 


Também pode gostar