Festas da Cruzes: Conheça aqui o programa que abre com concerto dos Resistência

AvatarRedação , 27 de abril, 2022

Festa das Cruzes 1

A dois dias para o início da Festa das Cruzes está tudo pronto para o arranque oficial das festividades. O programa, desenhado a pensar na maioria do gosto dos barcelenses, privilegia a religiosidade, honra a tradição, promove o turismo, incentiva a economia e exalta a animação e o convívio.

Assim, na próxima sexta-feira, logo após a salva de morteiros e a arruada de Zés P´reiras, pelas 11h00 são inaugurados os Arcos de Romaria que engalanam o recinto da festa. Da parte da tarde, outra inauguração marca o primeiro dia: no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz abrem ao público os Tapetes de Pétalas de Flores Naturais. O destaque do dia acontece às 22 horas com a atuação do grupo Resistência, em concerto no palco da Frente Ribeirinha. Depois disso, pela noite dentro, acontece o “Bamos às Cruzes”, arraial popular no Jardim das Barrocas, com a atuação de Zé Manel Music Box e djs convidados. Pela meia-noite, no largo da Porta Nova, há lugar a primeira sessão de pirotecnia das Cruzes, numa grande sessão de Fogo de Artificio.

João Pedro Pais anima o segundo dia

João Pedro Pais é o segundo grande nome do cartaz das Cruzes a atuar na frente ribeirinha. O encontro com o público está marcado para as 22 horas, de sábado e promete agitar todos quantos gostam do músico casapiano. O cantor e também compositor português vai apresentar o álbum ‘Confidências’ (de um homem vulgar) e recordar alguns dos grandes êxitos como os temas ‘Mentira’, ‘Nada de Nada’, ‘Ninguém é de Ninguém’, entre outros.

Antes do concerto de João Pedro Pais, há um sábado recheado de acontecimentos: durante a manhã entre as 11 da manhã e as sete da tarde a RTP emite desde a Avenida da Liberdade o seu programa “Aqui Portugal”. Ao longo do dia, há tempo para assistir ao Folclore de Rua, dançar no “Bamos às Cruzes” com o Dj Viktor Soul ao ritmo dos anos 90 e assistir à sessão de fogo da Ponte Medieval com as margens do Rio Cávado iluminadas por milhares de “lumes vivos”.

1 de maio com Batalha das Flores e Concerto de Paula Fernandes

No dia 1 de maio, às 22h, a cantora brasileira Paula Fernandes fará a apresentação do seu mais recente trabalho `Origens 2.0´, num espetáculo que promete uma atmosfera plena de sensações, emoções e muita vibração, com um repertório tocante e animado. Além de alguns temas inéditos, fazem parte deste concerto os seus grandes sucessos.

Todavia, antes do concerto, a Festa das Cruzes volta a ter como um dos pontos altos a Batalha das Flores, pelas 16h00, na Avenida da Liberdade, este ano subordinada ao tema “Batalha pela Paz”. Mas o dia 1 de maio tem muitos mais motivos de interesse: das 9h00 às 18h00 decorre no Salão Nobre dos Paços do Concelho a 12ª edição do Concurso Nacional de Violino “Pequenos Galinhos”.

Pelas 10h30 dá-se a receção às Bandas Filarmónicas que vão desfilar do Largo do Município até à Avenida da Liberdade, onde a Banda de Oliveira e Banda dos Bombeiros da Póvoa de Lanhoso darão um concerto. Após a Batalha das Flores, inicia no mesmo palco o Festival Lusogalaico.

O feriado de 1º de maio termina com “Bamos às Cruzes” animado pela cantora Rebeca e os Djs Los Bravos e Fábio Vasquez, e mais uma sessão de artifício desta vez Piromusical, no Largo da Porta Nova.

Dia 3 com os sons quentes dos Calema

Para a noite do dia 2, véspera de feriado, está agendado o concerto da dupla Calema, com a apresentação dos seus trabalhos, prevendo-se uma noite muita animada, alegre e contagiante. O palco do concerto é uma vez mais o da Frente Ribeirinha e a entrada, como acontece com todos os outros espetáculos, é livre. Antes do arraial noturno, o dia também é muito preenchido de atividades.

Destaque para a inauguração do Parque do Peregrino, às 10h00, em Macieira de Rates, e à tarde conferência “A virgem peregrina no Caminho de Santiago”, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, e inauguração da exposição “Camiños: o camiño e as artes, na Galeria Municipal de Arte.

No “Bamos às Cruzes” é dia de Miguel Bravo, dj Pette e All In Dj´s.

Último dia com destaque para Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz

No plano religioso, a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, feriado municipal, às 17h30, e na qual desfilam as cruzes das 89 paróquias do concelho, é o ponto alto da Festa.

Esperam-se milhares de visitantes e, tal como em todos os dias das festividades, a organização apela a que quem chegar a Barcelos estacione nos parques de estacionamento periféricos e aproveite os autocarros do Barcelos BUS, gratuitos e rápidos, para se deslocar até ao centro da Festa.

Antes da procissão, ao meio-dia celebra-se a Missa Solene, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.

A Festa das Cruzes 2022 encerra com um concerto da Banda Musical de Oliveira, pelas 21h00, no palco da Avenida da Liberdade e uma sessão de Fogo Preso, às 23 horas, no Largo da Porta Nova.

Programa_Festa-das-Cruzes-2022.pdf

 


Também pode gostar