▶️ Infetados com Covid-19 da Pousa transferidos para dois hospitais

AvatarRedação , 31 de março, 2020

ecacuados nc pousa 54

Os cinco utentes infetados com Covid-19 do Centro de Apoio e Solidariedade da Pousa (CASP), em Barcelos, foram hoje de madrugada, pelas 02h30, transferidos para duas unidades hospitalares, quatro para o Hospital de Barcelos e um para o Hospital de Braga.

 

A operação foi realizada pela Cruz Vermelha Portuguesa, sendo que os utentes não infetados, 16, vão ser hoje, durante o dia, transferidos para o Seminário da Silva.

Esta foi a solução encontrada pela Câmara de Barcelos, depois de se ter verificado que o CASP não tinhas condições, tanto a nível de instalações como de pessoal, para garantir o necessário isolamento, separando os infetados dos não infetados.

O presidente da direção do CASP, Joaquim Pereira, agradeceu o apoio da autarquia «neste particular momento», acrescentando ainda quem para além dos cinco idosos, a instituição registou quatro funcionárias infetados com Covid-19. 

Das 31 funcionárias que a instituição possui, Joaquim Pereira referiu que  «menos de meia dúzia» estava ao serviço. Das restantes, quatro estão em casa após terem testado positivo para a Covid-19 e as outras ou apresentam sintomas da doença, ou estão em quarentena, incluindo as duas enfermeiras da instituição.

Segundo o presidente da câmara, o caso da Pousa é, em termos de instituições, o «mais difícil» no concelho, uma vez que evoluiu «de uma forma muito rápida». De resto, acrescentou o autarca, está «tudo sereno». No concelho, há 650 utentes em lares, contando-se ainda 646 em centros de dia e 444 que têm apoio domiciliário.

Segundo conta da DGS, Barcelos apresenta no concelho um total de 35 infetados (ver aqui)

Foto e Vídeo: Nuno Cerqueira

Também pode gostar