Ofir e Suave Mar são as únicas praias "poluição zero" do concelho de Esposende

AvatarFrancisco Xavier, 31 de maio, 2022

Suave Mar praias barracas NC 26

No Minho existem cinco praias "Zero Poluição", mais uma do que no ano passado. Desta duas estão no concelho de Esposende, nas freguesias de Fão e Marinhas.

No total a associação ambientalista Zero distinguiu 58 praias "Zero Poluição" em Portugal. Em Esposende as praias de Ofir e Suave Mar voltar a ostentar o estatuto das praias recomendáveis, apesar de, no caso do Suave Mar, a reposição de areia é fundamental para haver praia.

Em nota de imprensa, a Zero refere que “uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.

“Todas as praias classificadas o ano passado como praias Zero poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água ‘excelente’. Porém, na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias Zero poluição”, lê-se na nopta de imprensa da associação.

Pode consultar a lista aqui.

O que é uma praia ZERO poluição?

 

A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2019, 2020 e 2021), não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais). Isto é, em TODAS as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.

 


Também pode gostar