No Minho existem cinco praias "Zero Poluição", mais uma do que no ano passado. Desta duas estão no concelho de Esposende, nas freguesias de Fão e Marinhas.
No total a associação ambientalista Zero distinguiu 58 praias "Zero Poluição" em Portugal. Em Esposende as praias de Ofir e Suave Mar voltar a ostentar o estatuto das praias recomendáveis, apesar de, no caso do Suave Mar, a reposição de areia é fundamental para haver praia.
Em nota de imprensa, a Zero refere que “uma praia Zero Poluição é aquela em que não foi detetada qualquer contaminação microbiológica nas análises efetuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares”.
“Todas as praias classificadas o ano passado como praias Zero poluição estão classificadas, ao abrigo da legislação, como praias com qualidade da água ‘excelente’. Porém, na maioria das vezes, à custa de uma única análise onde foi detetada a presença de microrganismos, mesmo que muito longe do valor-limite, deixaram de poder ser consideradas praias Zero poluição”, lê-se na nopta de imprensa da associação.
Pode consultar a lista aqui.
A partir de dados solicitados à Agência Portuguesa do Ambiente, a Associação ZERO identificou as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (2019, 2020 e 2021), não só tiveram sempre classificação “EXCELENTE” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais). Isto é, em TODAS as análises efetuadas não houve sequer a deteção de qualquer unidade formadora de colónias. Consideram-se três anos por corresponder ao período mínimo habitualmente requerido pela Diretiva 2006/7/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 15 de fevereiro de 2006, relativa à gestão da qualidade das águas balneares, para se proceder à classificação da qualidade da zona balnear.