Rui Vieira de Castro reeleito reitor da Universidade do Minho

AvatarRedação , 27 de outubro, 2021

538329

Rui Vieira de Castro foi hoje reeleito reitor da Universidade do Minho (UMinho), para o período 2021-2025, anunciou a academia. Em comunicado, a UMinho refere que, dos 23 membros do Conselho Geral, 15 votaram em Rui Vieira de Castro e oito em Clara Calheiros de Carvalho.

O resultado da eleição será enviado ao Conselho de Curadores da Fundação da UMinho para homologação e, posteriormente, comunicado ao ministro da tutela.

Professor catedrático do Instituto de Educação, Rui Vieira de Castro tomará posse no dia 29 de novembro.

O seu programa de ação assenta em oito agendas: a transformação da educação; a qualidade da investigação e da inovação; a promoção da cultura e o desenvolvimento do território; o reforço da internacionalização; a qualidade institucional e a simplificação administrativa; a qualidade de vida nos campi e o bem-estar; a estabilidade e a autonomia financeiras; e a reforma institucional.

Reforçar a autonomia das unidades orgânicas e garantir a coesão institucional, promovendo o desenvolvimento estratégico da Universidade, são “apostas claras” de Rui Vieira de Castro para os próximos quatro anos, em simultâneo com a simplificação administrativa, na “procura permanente da transparência e do rigor de gestão, assente na pública prestação de contas”.

Na sua equipa, Rui Vieira de Castro vai ter os vice-reitores Eugénio Campos Ferreira (Investigação e Inovação), Filomena Soares (Educação e Mobilidade Académica), Luís Amaral (Transformação Organizacional e Simplificação Administrativa), Joana Aguiar e Silva (Cultura e Território) e os pró-reitores Sandra Paiva (Projetos Científicos e Gestão da Investigação), Manuel João Costa (Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica), Guilherme Pereira (Avaliação e Projetos Especiais), Teresa Ruão (Comunicação Institucional) e José Fernandes (Infraestruturas e Transformação Digital).

A UMinho, que conta com mais de 19.500 alunos, 1.400 professores e investigadores e cerca de 700 trabalhadores técnicos, administrativos e de gestão, vai assim continuar a ter um reitor formado na própria universidade.

Rui Vieira de Castro, nascido em Caldas de Vizela há 63 anos, é licenciado em Ensino de Português e Inglês pela UMinho, mestre em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa e doutorado em Educação pela UMinho.

Ingressou na UMinho em 1983, tendo sido vice-reitor para a Educação e para o Ensino e a Investigação.

É reitor há quatro anos.

Lecionou em diversas universidades portuguesas e estrangeiras, foi consultor do Ministério da Educação e dirigiu vários projetos de investigação, apoiados por agências nacionais e internacionais.

Coordenou projetos de cooperação para o desenvolvimento em Timor-Leste.

Foi presidente da Associação Portuguesa de Linguística e diretor da Revista Portuguesa de Educação.

É atualmente presidente da Conferência de Reitores das Universidades do Sudoeste da Europa.

 


Também pode gostar