Vem aí o dia da criança e Esposende transforma-se em "Brincar é coisa séria"

AvatarRedação , 28 de maio, 2022

PHOTO 2022 05 28 12 40 46 5

 Após um interregno de dois anos motivado pela pandemia Covid-19, o evento “Brincar é coisa séria!” está de volta. A iniciativa é desenvolvida pelo Município de Esposende, em parceria com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e o Centro de Intervenção Psicológica e Terapêutica de Esposende, associando-se à comemoração do Dia Mundial do Brincar (28 de abril), Dia Mundial da Criança (1 de junho) e Dia Mundial do Ambiente (5 de junho).

 O programa começa a 3 de junho, pelas 21h00, no Fórum Municipal Rodrigues Sampaio, a realização de uma sessão debate para toda a comunidade, mas com especial relevo para pais e encarregados de educação. Sob o tema “Diferentes olhares sobre o crescer em tempos de mudança”, a sessão contará com a participação da Pedopsiquiatra Filipa Martins Silva, da Psicóloga Sara Brandão, da Médica Geral e Familiar Sofia Macedo Silva, da Pediatra do desenvolvimento Carla Carvalho, e do Pediatra da adolescência Hugo Rodrigues. A moderação estará a cargo de Hernâni Zão, docente e especialista em midia digital para a saúde.

Na zona ribeirinha de Esposende, em frente às Piscinas Foz do Cávado, decorrerá a Feira do Brincar, no dia 4 de junho, entre as 14h00 e as 18h00 e, no dia 5 de junho, entre as 10h00 e as 18h00. Com a perspetiva de assinalar o Dia Mundial da Criança e o Dia Mundial do Ambiente, a Feira contará com a participação de um conjunto de entidades e empresas locais de âmbito nacional, bem como de todos os serviços educativos do Município.

A par das várias atividades que estarão disponíveis para todas as crianças, haverá ainda um conjunto de workshops e aulas. Assim no dia 4 de junho, pelas 14h30, a Companhia de Teatro Infanto-Juvenil Boca de Cena realizará uma aula de teatro, às 16h30, haverá uma Oficina de Helicópteros de Direitos, realizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e pela Casa das Ciências e, pelas 17h15, uma aula de skate e surf, promovida pela Esposende Surf School. Durante a tarde decorrerá uma ação de sensibilização de condutores, pela Escola de Segura da GNR.

No domingo, dia 5 de junho, pelas 10h30, a Academia de Bailado irá realizar um workshop de Hip Hop, e, pelas 11h30, a Biblioteca Municipal realizará uma hora do conto, sendo que, durante toda a manhã a Escola de Segura da GNR realizará uma ação de sensibilização de condutores.

Da parte de tarde, pelas 14h00, o grupo AMAReMAR fará uma performance de Percurssão, uma hora mais tarde o Centro Interpretativo de São Lourenço apresenta o Teatro de Marionetas “História de um bravo castrejo!”, pelas 16h00 haverá uma aula de karaté, promovida pela Escola Bushido Ak Esposende e, a terminar, pelas 17h00, a Casa da Juventude leva a efeito um workshop de manjericos de papel.

Considerando que nunca foi tão premente a importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças, esta edição do “Brincar é coisa séria!” propõe-se refletir sobre a saúde e o bem-estar da criança numa altura em que se retoma a normalidade pós-pandemia. Mantém-se, de resto, o objetivo do evento de contribuir para a promoção de formas mais saudáveis de brincar.

 


Também pode gostar