Viana: Câmara Municipal recebeu Marta Paço depois da conquista do ouro mundial

AvatarPedro Gomes , 22 de dezembro, 2021

ABELO6878 gupo

O Executivo Municipal de Viana do Castelo recebeu a jovem Marta Paço, surfista que conquistou o ouro mundial no ISA World Para Surfing Championship 2021 que decorreu na Califórnia. Recorde-se que a atleta, de apenas 16 anos, sagrou-se a 11 de dezembro campeã mundial de surf adaptado na classe VI1, para atletas com deficiência visual.

“É um orgulho ter-te nestes voos e ver-te voar com esta coragem. És uma vencedora, um exemplo de esforço, de superação individual e em equipa”, frisou o Presidente da Câmara.

Luís Nobre indicou ainda que, “mais que o resultado desportivo, o importante é que os resultados contribuam para a felicidade pessoal”, elogiando Marta Paço pela “tenacidade e resiliência”.

Acompanhada pelos pais e pelos avós, a surfista indicou que “trabalhamos muito para isto”, já que “este é o maior título que existe para surf adaptado”. “Foi o resultado de um trabalho de anos, mas que nos últimos meses teve ainda mais intensidade, treinamos mais vezes, quase todos os dias”, a partir das 7h00, antes da escola, realçou a jovem. O treinador, Tiago Prieto, indicou que fazem “um trabalho diferenciado”, confirmando que “sabe bem quando o trabalho tem como consequência uma medalha”.

No sábado, a jovem surfista tinha também sido homenageada pelo Surf Clube de Viana no Centro de Alto Rendimento do Surf (CAR Surf), no Cabedelo, num momento de confraternização que reuniu familiares, colegas, amigos, desportistas e instituições.

Na cerimónia, o Presidente do Surf Clube de Viana, João Zamith, indicou que esteve na Califórnia a acompanhar a prova de Marta Paço, mas também a trabalhar no objetivo de trazer o campeonato do mundo em 2023 para Viana do Castelo. “Estão

abertas as negociações. Como sabem, negociar com os americanos não é fácil, mas estamos em crer que em 2023, aquando de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023, vamos ter o ISA World Para Surfing Championship aqui, na nossa praia, no Cabedelo”, admitiu o responsável.


Também pode gostar