Viana: Dois teatros de Viana integram a European Theatre Convention

AvatarRedação , 4 de novembro, 2021

a

A maior rede europeia de teatros da União Europeia, a European Theatre Convention (ETC), conta agora com dois teatros de viana, são eles: o Teatro Municipal Sá de Miranda e o Teatro do Noroeste - Centro Dramático de Viana. 

Em Assembleia Geral realizada durante a Conferência Internacional de Teatro que decorre na cidade de Valletta, em Malta, até 31 de outubro, a votação teve lugar no emblemático Teatru Manoel, inaugurado em 1731. O Diretor Artístico da companhia residente do Teatro Municipal Sá de Miranda, Ricardo Simões, esteve presente em representação da Direção do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana e entregou simbolicamente a carta de anuência da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Enquadrada na parceria de Coordenação, co-programação e co-direção artística do Teatro Municipal Sá de Miranda que a Câmara Municipal de Viana do Castelo e o Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana mantêm, este ato visou qualificar o centenário teatro vianense e posicioná-lo em rede com outros 45 teatros europeus, sendo apenas o segundo teatro português a integrar a Convenção Europeia de Teatros, a par do Teatro Nacional D. Maria II.

A perspetiva de integração no maior fórum de teatros europeus, valorizando a sua herança e valores culturais, assim como o desenvolvimento de parcerias internacionais, foram alguns dos fatores que motivaram a adesão conjunta, que se espera que possa também contribuir para a valorização do projeto Viana, Um Mar de Cultura, candidato a Capital Europeia da Cultura em 2027.


Também pode gostar