Um elemento da Força Especial de Proteção Civil (FEPC), antigos "canarinhos", ficou ferido hoje durante o combate a um incêndio no concelho de Viana do Castelo, noneadamente no lugar de Outeiro..
Segundo confirmou a este jornal o adjunto de operações da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), Sérgio Trindade, o elemento desta força especial estava a realizar trabalhos apeados, com material sapadores, quando foi atingido por um grande volume de água fruto da descarga realizada por um "fireboss".
«O operacional estava numa zona a realizar trabalhos apeados de combate ao incêndio, quando numa passagem de um dos aviões "fireboss", que ajudavam os operacionais em terra, acabou por ser atingido pela água. O elemento com a força do volume de água acabou por sofrer uma queda e ficou ferido», disse a este jornal Sérgio Trindade.
«Ficou com vários ferimentos, mas sem gravidade. Terá embatido com a cara numa pedra e sofrido ainda um ferimento na zona entre o ombro e o braço», acrescentou ainda o adjunto de operações da ANPC.
O operacional acabou por ser socorrido no local pelos colegas e foi evacuado por um helicóptero, ao serviço da FEPC, para o Hospital de Viana do Castelo.
«Foram feitos vários exames e não correr riscos de maior. Vai ser operado ao ferimento que sofreu entre o ombro e o braço», confirmou Sérgio Trindade.
Recorde-se que este incêndio mobiliza mais de 40 operacionais, entre bombeiros e FEPC, que desde ontem combatem as chamas em zona de mato de difícil acesso.