Viana: Inaugurado na Zona Industrial do Neiva 15º Banco de Provas de armas de fogo do mundo

AvatarRedação , 15 de dezembro, 2021

ABELO0312 geral armas 1

Esta segunda-feira, foi inaugurado o 15º banco de Provas de armas de fogo do mundo e contou com a presença da Ministra da Administração Interna, Francisca Van Dunem, e do Secretário de Estado Adjunto e da Administração Interna, Antero Luís. De acordo com o Diretor Nacional da PSP, Viana do Castelo entra, assim, num “clube restrito”, já que este é o 15º banco de provas existente a nível mundial, que representou um investimento de 3 milhões de euros.

A governante indicou que esta inauguração representou “um momento profundamente marcante da vida da PSP” e “constitui um marco nesta área de especialização” da força de segurança que resultou “de uma parceria indispensável e virtuosa entre o poder local e o poder central”. Destacou a participação comunitária de 1,5 milhões de euros, numa “grande aposta da Polícia de Segurança Pública e do Estado Português”.

Também o Diretor Nacional da PSP, Magina da Silva, assegurou que este foi “um importante projeto que tem muito de simbólico”, destacando a “pronta e permanente cooperação da Câmara Municipal de Viana do Castelo”.

Para o responsável, este é um “relevante projeto” não só para a polícia, mas também “para as gentes de Viana do Castelo e do país”. O Banco de Provas está agora em processo de certificação, o que Magina da Silva considerou “um projeto dentro do projeto” devido ao facto de esta ser uma atividade muito regulamentada, devendo entrar em funcionamento integral durante o próximo ano.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, considerou que esta inauguração se assume como “um momento de glória” e de concretização de um “serviço qualificado e especializado da PSP e do país”, sendo também particularmente relevante para a fábrica de armas Browning Viana, “um player com quase meio século de existência que merecia a nossa atenção e empenhamento para continuar a crescer e a consolidar-se”.


Também pode gostar