Viana: Lançado em Neiva livro sobre as memórias da Guerra Colonial

AvatarRedação , 27 de janeiro, 2022

ABELO6292 2

A freguesia de S. Romão do Neiva recebeu uma cerimónia, hoje de manhã, em honra dos Ex- Combatentes do Ultramar, que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e onde foi apresentado um livro do jovem Rodrigo André Vitorino Vaz sobre as memórias da Guerra Colonial.

A edição “Só o não saber se Regressava”, com prefácio do Coronel Luís Gonzaga Coutinho de Almeida, é da autoria de um jovem de 22 anos, que escreveu e apresentou outro livro em Castelo do Neiva recentemente, denominado “Como fazer história a partir de quem a viveu?” com prefácio de Fernando Tavares Pimenta.

 

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por E24 (@e24.pt)

Para Luís Nobre, a iniciativa demonstra que «a história recente pode ser o mote para a investigação, valorizando o papel de um jovem que se mostrou interessa do e recolher testemunhos sobre um episódio que ainda está na memória de muitos portugueses», destacou.

A Guerra Colonial foi o período de confrontos entre as Forças Armadas Portuguesas e as forças organizadas pelos movimentos de libertação das antigas colónias — Angola, Guiné-Bissau e Moçambique — entre 1961 e 1974, altura em que ocorreu a Revolução dos Cravos.


Também pode gostar