Está escolhida a embaixadora dos Vinhos do Alentejo no Brasil 2021

AvatarRedação , 17 de novembro, 2021

Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil

Juliana Carani foi a vencedora da iniciativa que pretende formar especialistas em vinho alentejano no principal mercado de exportação da região
A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) levou a cabo, pelo oitavo ano consecutivo, o concurso “O Melhor Sommelier de Vinhos do Alentejo no Brasil”, uma iniciativa dirigida ao maior mercado de exportação de vinhos alentejanos. Este ano, a vencedora da iniciativa, que pretende formar verdadeiros embaixadores de vinho alentejano no Brasil, foi Juliana Carani, um dos grandes nomes da nova geração de sommeliers de São Paulo.

De acordo com os jurados – Francisco Mateus, presidente da CVRA, Rodolfo Tristão, sommelier, e Alexandre Lalas, jornalista e membro do Painel de Provas da Revista de Vinhos e editor da revista Gula –, Juliana Carani destacou-se pelo seu conhecimento adquirido sobre a região e sua tradição de produção de vinho, castas e terroirs. A vencedora agradeceu a distinção e prometeu levar os Vinhos do Alentejo além-fronteiras.

Francisco Mateus, presidente da CVRA, explica que este é o mercado de eleição para este tipo de ações: “O mercado brasileiro conhece e aprecia, já, os vinhos do Alentejo, mas, muitas vezes, não tem ideia da variedade e diversidade que o Alentejo possui, desde o terroir, às castas, e passando pelas técnicas de vinificação. É, portanto, isso mesmo que se pretende com esta iniciativa: formar especialistas que possam promover aquilo que de melhor se faz no Alentejo”.

Apenas 10 sommeliers foram selecionados para a semifinal da iniciativa e somente cinco tiveram a oportunidade de conquistar o título, que foi anunciado na passada sexta-feira, dia 12 de novembro, após uma prova prática e outra teórica, ambas realizadas no Alentejo.


Também pode gostar