João Manuel Esteves: «pretendemos implementar novas soluções e modelos de gestão»

AvatarPedro Gomes , 1 de janeiro, 2022

Imagem1 v3

João Manuel Esteves, presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, assinou o contrato-programa das Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGPS), na Casa da Cultura da Sertã, com parceiros como a Associação Florestal do Lima, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas, a Direção-Geral do Território e o Fundo Ambiental.

Para o presidente do Município de Arcos de Valdevez “Com mais esta iniciativa pretendemos implementar novas soluções e modelos de gestão, promotoras da proteção e valorização das nossas florestas e do nosso capital natural e aos mesmo tempo potenciadores da sustentabilidade ambiental, económica e social do nosso território”.

Presidida pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, a cerimónia também contou com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território e da Diretora do Fundo Ambiental, Alexandra Carvalho.

As Áreas Integradas de Gestão da Paisagem (AIGPS) visam uma abordagem territorial integrada para dar resposta à necessidade de ordenamento e gestão da paisagem e de aumento de área florestal gerida a uma escala que promova a resiliência aos incêndios, a valorização do capital natural e a promoção da economia rural.

Foram aprovadas 23 AIGPS, uma das quais, a AICP ZIF Arcos de Valdevez, apresentada pela Associação Florestal do Lima, que assume o compromisso de preparar e gerir a Operação Integrada de Gestão da Paisagem (OIGP), com um financiamento atribuído superior a 22 mil euros. A que acresce um apoio de 14 mil euros, atribuído à Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, para a produção de informação cadastral.

 


Também pode gostar