IPMA: Distrito de Braga em risco "amarelo" de incêndio

AvatarRedação , 16 de agosto, 2021

BV Fao e ICNF 4

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou hoje o distrito de Braga em aviso amarelo também devido ao tempo quente até às 18h00 de hoje. O risco de incêndio vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até quinta-feira.

Para Esposende, Viana do Castelo e Barcelos são previstas temperaturas normais para esta altura do ano, com a cidade da foz do Cávado a não ultrapassar os 25º de máxima. Barcelos vai chegar aos 32º e Viana do Castelo aos 27º.

Mais de 90 concelhos dos distritos de Faro, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Coimbra, Guarda, Viseu, Bragança e Vila Real apresentam hoje um risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos do continente (18) em risco muito elevado e elevado de incêndio.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo. Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

 

Está também previsto vento fraco a moderado do quadrante norte, sendo temporariamente de sudoeste no sotavento algarvio no início da tarde, tornando-se moderado a forte de noroeste durante a tarde, com rajadas até 60 quilómetros por hora (km/h) no litoral oeste e nas terras altas.

 

 


Também pode gostar