Nova descarga leva o PAN a apresentar queixa contra o SEPNA da GNR

AvatarRedação , 5 de fevereiro, 2022

poluicao 1

Comissão Política Concelhia do PAN, após denúncias por parte da população, apresentou queixa ao SEPNA da GNR e questionou a Câmara de Vila Nova de Famalicão relativamente às descargas ilegais ocorridas na ribeira de Ferreiros, em Ribeirão.

“Recebemos inúmeras queixas por parte da população, que se manifesta preocupada com estas descargas, testemunhando o desaparecimento dos recursos naturais e toda a vida aquática desta ribeira, relatando que os cheiros nauseabundos que se fazem sentir não passam despercebidos a quem lá passa”, refere Sandra Pimenta, porta-voz da concelhia famalicense.

Para o PAN é necessário uma análise e tratamento sério sobre estas descargas, que comprometem a sobrevivência dos nossos rios e a saúde da população relembrando que as requalificações ambientais manifestadas pelo executivo devem ser muito mais profundas e abrangentes, “indo muito mais além do que meras construções de parques de lazer e limpezas de margens de rios para simplesmente desbloquear avaliações de impacto ambiental”, refere Sandra Pimenta.

Este partido lembra que a intervenção nos dois afluentes do rio Ave "resulta de um protocolo assinado esta terça-feira entre a autarquia famalicense e a Infraestruturas de Portugal (IP) e vai permitir desbloquear a aprovação do estudo do impacto ambiental referente à construção do novo troço da variante à Estrada Nacional 14 que liga a rotunda de Santana, em Ribeirão, à nova travessia sobre o Ave.”

“Atravessamos uma grave seca a nível nacional que cada vez mais deveria funcionar como um alerta para o respeito e preservação de todos os meios hídricos. Não conseguimos entender este atropelo constante aos rios do nosso concelho, existe todo um património natural que está a desaparecer. Temos o privilégio de viver num concelho com tamanha riqueza natural mas que infelizmente não é valorizada e desta forma desaparecerá" ,reforça Sandra Pimenta.

 


Também pode gostar