Vai começar a época de chuvas e ventos fortes. Ficam aqui sete dicas preventivas

AvatarJoão Polónia, 28 de setembro, 2021

Mau tempo costa

O mês de outubro marca o início do ano hidriológico e, consequentemente, a chegada das primeiras chuvas e ventos fortes, assim como o rio e mar a marcar cada vez mais presença em zonas de cheia.

Desta forma, este jornal foi perceber que medidas são recomendadas, assim como medidas de prevenção de forma a diminuir o risco associado a eventuais fenómenos de precipitação intensa, ventos fortes e instabilidade de taludes ou deslizamentos do solo.

Neste período, e segundo alguns especialistas contactados pelo E24, recomenda-se a desobstrução dos sistemas de escoamento dos quintais ou varandas e a limpeza de sarjetas. Também as limpezas de caleiras dos telhados de habitações, removendo folhas, areias e pedras existentes é outra medida a ser adotada.

Deve-se ainda fixar ou remover todas as estruturas que possam ser facilmente movimentadas pelo vento forte. E em situações de terreno inclinado e em áreas ardidas deve-se evitar cortes rasos de material lenhoso e remover/triturar os sobrantes de cortes de árvores que se encontrem junto às linhas de água.

No que diz respeito a quem anda na estrada, o condutor deve adotar uma condução defensiva aquando de períodos de precipitação intensa, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água e acumulação de água nas vias.

Deve também evitar circular junto à costa e zonas ribeirinhas, evitando assim consequências graves.

Deve ainda ter à mão os contactos das autoridades e meios de socorro da zona onde reside .

Ficam estas cinco dicas face ao início do ano hidriológico.


Também pode gostar