A moda dos lavatórios de pousar

AvatarCristiana Santos, 3 de agosto, 2021

Imagem1 v2

Quem não se recorda daquelas bacias que antigamente encontrávamos em casa dos nossos avós e bisavós, apoiados numa estrutura de ferro bastante trabalhada?

Era o mais idêntico que se podia encontrar numa casa, a um lavatório dos dias de hoje. Não era de todo usual existir uma casa de banho nas casas mais antigas, os banhos eram tomados num alguidar, as necessidades fisiológicas feitas num bacio ou até mesmo ao ar livre e existia então estes ditos lavatórios, que não passavam de bacias feitas em barro, ornamentadas com flores pintadas à mão.

Cheias com água, por vezes aquecida nas lareiras a lenha, para que cada vez que fosse necessário lavar as mãos ou a cara esta estar lá. Apesar de não haver as condições dos dias de hoje, era notável a preocupação com a higiene básica.

Como a moda é cíclica, acontece que nos últimos tempos, tem se usado cada vez mais estes lavatórios de pousar. Houve uma adaptação dos antigos alguidares e bacias em barro, criou-se cerâmicos com linhas mais modernas que se pousam em cima de esculturais móveis de casa de banho, que transmitem um ambiente elegante e sofisticado. Faz-nos mesmo lembrar aquele ambiente de um maravilhoso hotel acabado de construir em que se junta modernidade com luxo.

Redondos, quadrados, ovais, de todas as formas possíveis e imaginárias, é enorme a oferta que podemos encontrar. Se são práticos!? Só quem os usa pode realmente afirmar… mas que existe alguns bem bonitos lá isso é verdade.

 

 


Também pode gostar