×
D-IMO-BANNER.jpg

Barcelos: Há dez trilhos a não perder até ao final do ano na terra do galo

Redação - 15 de abril, 2021

O programa chama-se “Caminhar para conhecer Barcelos” e não é novidade. Só mesmo o facto deste regressar depois de paragem forçada devido à pandemia. O primeiro é já no dia 24 de abril, com trilho do Monte D’Assaia às Terras de D.António Barroso.

A iniciativa é da Câmara de Barcelos que inclui 14 iniciativas a realizar entre abril e dezembro de 2021, visando «promover e potenciar o património natural e cultural do concelho, muitas vezes situado fora das rotas turísticas habituais», diz a autarquia.

«Esta iniciativa insere-se no conjunto de ações criativas que promovem a descoberta identitária do concelho de Barcelos e constitui um fator complementar à oferta para todos os que escolhem Barcelos para passar férias ou simplesmente um fim de semana numa das muitas unidades de alojamento espalhadas pelo território», dá ainda conta o município de Barcelos..

Para além da interpretação dos argumentos diferenciadores do território desde a natureza, à paisagem, aos vinhos, ao património religioso, até às artes e ofícios tradicionais, este programa que promove a criatividade e contacto com as gentes de Barcelos, permite a fruição do território em diversas perspetivas: turismo de natureza (Caminhar para Conhecer Barcelos - 10 rotas), turismo náutico (2 ações) ,turismo religioso (uma ação), rotas criativas do vinho e da vinha (3 ações), visita teatralizada à cidade de Barcelos(uma ação), Mundo Maravilhoso do Figurado (uma ação) e uma ação de Touring Performing.

Está à espera de quê? As inscrições para a participação neste programa são gratuitas e obrigatórias e limitadas ao número de lugares, e devem ser realizadas com 10 dias de antecedência no Gabinete de Turismo e Artesanato ou através dos seguintes contactos: turismo@cm-barcelos.pt ou pelo telefone 253 811 882.

E claro, as inscrições e o normal decorrer das atividades estão condicionadas às regras sanitárias da Direção Geral de Saúde.

Estão previstas as seguintes etapas ao longo do ano:

24 de abril: No Trilho do Monte D’Assaia às Terras de D.António Barroso

15 de maio: No Trilho do Rio Cávado até ao Areal de Caíde

22 de maio: No Trilho da Terra Condal à Colina Sagrada dos Barcelenses

19 de junho: Pelos Trilhos de Monte de S.Gonçalo até ao Santuário Rupestre

24 de julho: Pelos Trilhos da “Chã de Arefe”

25 de setembro: Trilho do Monte do Facho

09 de outubro: Trilho das Poças

16 de outubro: Trilho da Broa Tradicional

13 de novembro: Trilho da Sra. da Consolação às margens do Rio Cávado

11 de dezembro: Pelo Trilho do Mundo Rural

  • PARTILHAR