Cinco percursos para fazer em Barcelos e vêm aí mais seis

AvatarRedação , 6 de julho, 2021

Imagem 1jpg

O Município de Barcelos, em parceria com diversas entidades locais e juntas de freguesia, dispõe, neste momento de cinco percursos pedestres de pequena rota (PR) integralmente sinalizados e em processo de homologação.

O concelho de Barcelos é cada vez mais destino para dar uma boas caminhas com condições naturais e culturais únicas.

Os percursos são estão acessíveis, até para levar as crianças, ao longo das dezenas de quilómetros de trilhos pedestres que atravessam o concelho.

Existem vários percursos para todos os gostos e com diferentes níveis de dificuldade e com linhas de leitura de locais menos conhecidos.

Estão aptos a serem descobertos os seguintes percursos, que estão devidamente sinalizados no terreno:

PR1 BCL – Pelos caminhos da Chã de Arefe, percorre caminhos das freguesias de Durrães, Tregosa e ainda parte de Aguiar;

PR2 BCL – No trilho do Monte D’Assaia às terras de D. António Barroso, com trilho nas freguesias de Chavão, Carvalhas, Remelhe, Goios e Chorente;

PR3 BCL – Pelos trilhos do monte do Facho, com início junta à Capela de S. Lourenço, em Alheira, passando por Oliveira, Galegos Santa Maria e Roriz;

PR4 BCL – Trilho das poças, visita as poças de regadio das freguesia de Creixomil e Vilar do Monte;

PR5 BCL – No trilho da Senhora da Consolação às margens do Cávado, que o leva até às freguesias de Fornelos, Gilmonde e Vila Seca.

«Estes percursos pedestres permitem descobrir Barcelos oferecendo uma plena interação com a natureza e o mundo rural, sendo ainda possível deliciar-se com as paisagens panorâmicas e a descoberta de um vastíssimo património religioso, arqueológico, etnográfico e ribeirinho do concelho», refere a autarquia.

Em finais de julho, o Município vai avançar com a instalação de mais seis percursos pedestres, potenciando, assim, a cobertura de grande parte do território de Barcelos, perfazendo um total de cerca de 130 quilómetros de linhas de fruição do território e dos seus argumentos diferenciadores.

Esta ação é uma forma de capitalizar a experiência decorrente do programa Caminhar para Conhecer Barcelos que, ao longo de 10 anos, trilhou centenas de quilómetros em todo o concelho.

Os percursos podem ser consultados no site do Município através de www.cm-barcelos.pt ou através da aplicação móvel Wikiloc.


Também pode gostar