Esposende: Grupo de cidadãos denuncia ponte de Fão com fissuras

AvatarRedação , 24 de novembro, 2021

Ponte D Luis Filipe 1

Um grupo de cidadãos veio a público novamente denunciar ao mau estado da Ponte D. Luis Filipe, mais conhecida como "Ponte de Fão", referindo que esta apresenta «graves fissuras com buracos».

Este grupo, afecto à Associação de Cidadãos de Esposende, já havia alertado em 2020 para problemas na ponte, levando mesmo alguns partidos políticos a questionar o Governo sobra a situação, pois a ponte é tabuleiro da EN13.

Passadas poucas semanas a Infraestruturas de Portugal procedeu a uma intervenção corretiva de forma a garantir a segurança da circulação de peões.

«A intervenção visou a melhoria das fixações dos módulos de chapa metálica que constituem o pavimento dos passeios mas essa intervenção foi feita apenas na passagem a jusante», refere o grupo de cidadãos, acrescentando que passado mais de um ano «verifica-se a mesma situação na passagem pedonal a montante onde a corrosão é de tal forma grave que já existem buracos com abertura direta para o rio».

«Centenas de pessoas utilizam o acesso pedonal à Ponte D.Luís Filipe como passagem entre margens. De referir que o projeto de reabilitação geral da ponte D. Luís Filipe, entre Gandra e Fão, estava previsto ser concluído em 2021. Desde agosto de 2018 que a associação vem acompanhando o estado da Ponte D. Luís Filipe através de sucessivos requerimentos colocados junto da empresa e Infraestruturas de Portugal», salientam, frisando que «já se remeteu para a empresa Infraestruturas de Portugal os registos fotográficos e vídeos onde se verifica o estado lastimoso da passagem pedonal».


Também pode gostar