Barcelos: Deputados foram à Câmara e ouviram Constantino exigir novo hospital e nós de ligação às auto-estradas

AvatarRedação , 26 de outubro, 2021

Reuniao


O presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, esteve reunido com alguns deputados da Assembleia da República eleitos pelo pelo circulo de Braga e voltou a sensibilizar os representantes do distrito para a inclusão em sede de Orçamento de Estado das obras de construção do novo Hospital de Barcelos/Esposende e da construção de dois nós de ligação às autoestradas que atravessam o concelho barcelense .

Os deputados José Mendes (PS), André Coelho Lima, Carlos Reis e Jorge Paulo Oliveira (PSD), e José Maria Cardoso (BE) marcaram presença na reunião, assim como o presidente do Conselho de Administração do Hospital de Barcelos, Joaquim Barbosa.

«É uma reivindicação que está bem identificada há anos, e até validada pelo poder Local e Central», lembrando que «em 2008, o Ministério da Saúde e o Município de Barcelos celebraram o acordo estratégico de colaboração para o lançamento do novo Hospital de Barcelos, documento que estabelecia várias contrapartidas por parte do executivo, nomeadamente a aquisição dos terrenos para a implantação do Hospital».

Constantino sublinhou ser «urgente que o Estado Central dê cumprimento aos seus compromissos assumidos há mais de uma década» e solicitou aos deputados «o máximo empenho nesta causa e força extra, pois é decisivo para a comunidade de Barcelos e Esposende ter um novo Hospital».

Também a questão das acessibilidades foi referida na reunião, pois o edil de Barcelos quer a criação de dois nós A3 e A7.

«São decisivos para a competitividade da região», explicando que, no que concerne ao nó da A3, «seria importante fazê-lo nas freguesias da Pousa ou da Lama, pois na zona norte do concelho existe um tecido empresarial muito ativo», sabendo-se que na freguesia da Pousa está implantado um parque industrial com empresas de grande dinamismo e que o mesmo confina com a autoestrada.

«Não seria difícil fazer-se aí um nó de ligação», reforçou, defendendo o mesmo para um acesso à auto-estrada nas freguesias de Macieira de Rates/Balazar, que possa servir toda essa extensa área do sul do concelho.


Também pode gostar