×
d-imo-t3.gif

AMT diz "sim" ao Barcelos Bus

Redação - 13 de janeiro, 2020

A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) anunciou em comunicado ter dado parecer positivo ao enquadramento contratual do Barcelos Bus (BB), os Transportes Urbanos de Barcelos.

Mesmo assim o Município de Barcelos terá ainda de cumprir diversas determinações (ver aqui comunicado da AMT).

«A execução contratual no que se refere a matéria operacional, económica e financeira e ao apuramento e reporte circunstanciado e periódico de informação relevante», refere a AMT, sendo que agora a autarquia liderada pelo socialista Miguel Costa Gomes terá que  lançar e adjudicar o procedimento concursal para aquela rede.

A AMT sublinha que irá acompanhar a execução contratual, «de forma a garantir que, a todo o tempo, se cumprem os normativos legais e contratuais aplicáveis, incluindo reporte de informação, avaliação periódica dos pressupostos da exploração, monitorização do cumprimento das obrigações de serviço público e exigente relação e informação com os passageiros». lê-se.

O BB começou a funcionar em 18 de setembro de 2018, com duas carreiras e dois autocarros, número de autocarro que entretanto aumentou face à procura.

Segundo dados tornados públicos pelo vereador com o pelouro do transportes, José Beleza, até 16 de setembro de 2019 foram feitas 163923 validações de títulos de transporte.

«Valor que supera todas as expectativas e confirma o serviço Barcelos Bus como uma alternativa de transporte, em substituição ao automóvel, visando a melhoria de qualidade de vida da população e promovendo a migração do transporte individual para o transporte coletivo com qualidade», diz o Município de Barcelos.

 

  • PARTILHAR