Barcelos: ACES Cávado III já administrou mais de 101 mil vacinas

AvatarNuno Cerqueira, 7 de julho, 2021

IMG 20210223 181256

A vacinação contra a covid-19 atingiu um novo recorde, com mais de 154.600 vacinas administradas à população num só dia, anunciou a ‘task force’ responsável pelo processo. Concretamente no ACES Cávado III de Barcelos e Esposende, foram inoculadas mais de 101 mil vacinas, concretamente 101505 até ontem. 

Num só dia, no centros de vacinação instalados em Barcelos, no La Salle, e Esposende, num pavilhão na zona industrial de Bouro, foram vacinadas 2450 pessoas.

«Só foi possível com a compreensão e paciência de todos os utentes e o profissionalismo e a entrega dos profissionais de saúde», frisou a autoridade de saúde.

Segundo o último relatório de vacinação, divulgado na terça-feira, Portugal regista 57% da população com a vacinação iniciada e 36% com a vacinação completa.

Olhando ao território de Barcelos e Esposende, os dados apontam para 37764 pessoas com a vacinação completa, o que dá uma taxa de cobertura de 43,52%. Mais do que a média nacional, que é de 38%.

Os próximos oito dias vão ser um duro teste à capacidade de vacinação do país, sendo que no casos de Barcelos e Esposende, no total, estão previstas 16700 vacinações. A `task force´ liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo para «filas expectáveis» e pediu «paciência e respeito».

«Desta forma, volta a apelar-se à compreensão e tolerância de todos os utentes no respeito pelas orientações e aconselhamento destes profissionais, apesar de alguns constrangimentos e perturbações e inerente perda de qualidade do processo nesta fase, essenciais ao normal funcionamento dos CVC e ao cumprimento do objetivo a que nos propusemos de vacinar mais de 850 mil esta semana», referiu.

Recorde que os maiores de 45 anos podem se dirigir aos centros de vacinação no regime sem agendamento.O auto-agendamento já pode ser feito a partir dos 18 anos, mas só daqui a duas ou três semanas é que este grupo iniciará o pro- cesso de vacinação.

 


Também pode gostar