Barcelos: Apreensão de mais de quatro toneladas e meia de bivalves subdimensionados

AvatarRedação , 4 de novembro, 2021

bivalves 1

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, anunciou hoje que apreendeu 4 700 quilos de ameijoa japonesa (Ruditapes philippinarum) subdimensionada, no concelho de Barcelos.

«Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e moluscos bivalves, foi fiscalizado um veículo que fazia o transporte dos moluscos bivalves, com destino a um centro de depuração em Espanha, com o devido documento de transporte. No entanto, após exame e avaliação dos espécimes foi possível verificar que não possuíam a medida mínima permitida por lei para a sua captura, nomeadamente os quatro centímetros», disse a GNR

Foi identificado um homem de 57 anos e elaborado o respetivo auto de contraordenação, por transporte de espécies bivalves em estado imaturo, sendo esta infração punível com coima máxima de 37500 euros. O destino dos bivalves aguardam a inspeção higiosanitária por parte do médico veterinário da DGAV.

A GNR alerta que uma medida de gestão sustentável do pescado é o respeito das medidas mínimas de captura, cujo objetivo é melhorar a rentabilidade potencial do recurso.

 


Também pode gostar