Barcelos aprova maior orçamento de sempre

AvatarRedação  . 

Barcelos v2

A Câmara de Barcelos, de maioria PS, aprovou para 2021 o seu maior Orçamento de sempre, no valor de 84,6 milhões de euros, mas com os votos contra de PSD e CDS, que falam em “mais do mesmo”.

Quanto aos eleitos do Barcelos, Terra de Futuro (BTF), um absteve-se e o outro, que entretanto abandonou aquele movimento independente e se “juntou” à maioria socialista, votou a favor.

O Orçamento daquela autarquia do distrito de Braga agora aprovado representa um aumento de 14 milhões de euros face ao de 2020.

O aumento é justificado, sobretudo, pela transferência de verbas referente à delegação de competências no âmbito da Educação, ao aumento de transferência de verbas do Orçamento de Estado e às candidaturas a fundos comunitários.

“Apesar das transferências diretas do Estado para o município de Barcelos terem um aumento de cerca de oito% face a 2020, este pode não ser suficiente para aguentar a expectável perda de receitas próprias, motivada pela recessão da economia provocada pela pandemia de covid-19, em áreas tão importantes como a derrama o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) ou, ainda, a diminuição das receitas dos licenciamentos”, acrescenta a Câmara.

Para o PSD e CDS, a Câmara “podia e devia” descer a taxa de IMI e a derrama, além de devolver parte do IRS.

 


Também pode gostar